Informação em primeiro lugar, principalmente, no que diz respeito à alimentação: por que ela é complicada, difícil e insuficiente em nutrientes?
Não, mas porque muitos MITOS a cercam, devido ao grande lobby das indústrias de exploração animal e a cultura especista pecuarista que se formou no Brasil.
Basicamente, uma boa variação de cores no prato consiste, por si só, em um prato vegetariano saudável com a presença de alimentos (vegetais) que contenham proteínas, sais minerais, carboidratos, lipídeos e vitaminas para “dar e vender”.
A questão das proteínas em nossa sociedade é um grande problema por ser consumida em demasia, acarretando diversos problemas de saúde. Com uma alimentação sem produtos de origem animal atingem-se os níveis necessários de proteína tranquilamente; o famoso prato de arroz e feijão brasileiro combinado com grãos (soja, lentilha, grão de bico, feijões, etc) é um exemplo simples de um prato onde há níveis suficientes de boas proteínas. Caso seja usado o feijão preto ou um arroz integral, o nível de proteínas, ferro e outros nutrientes será superior.
Um simples suco de laranja (ou outra fruta que contenha vitamina C) combinado a uma refeição com alimentos vegetais verde-escuros (brócolis, couve, agrião, couve-flor, rúcula, entre outros) é um excelente exemplo de combinação de nutrientes (vitamina C e Ferro, etc) para garantir um bom nível de absorção de ferro, cálcio e outros nutrientes.
A alimentação sem produtos de origem animal (vegetariana) é ampla, nutritiva para todo ser humano em qualquer fase da vida, muito colorida, acessível (principalmente em um país tropical como o nosso) e ainda é extremamente saborosa. Duvida? Desafie-se. Experimente!
No que tange aos cosméticos testados em animais é só buscar adquirir produtos de empresas veganas ou de empresas não-veganas que não realizam testes em animais. Há listas disponíveis na internet e grupos em redes sociais que ajudam no tema.
Quanto a entretenimento, você pode muito bem viver sem frequentar rodeios, circos, aquários e zoológicos, não é mesmo? Tem dúvidas sobre como e quanto tempo deve levar na transição para o Veganismo? Envie uma mensagem, vamos te ajudar a fazer uma transição ética com a urgência que os animais precisam e com a confiança, segurança e responsabilidade que você deseja.
Na prática, a atitude que mais se aproxima do respeito aos Direitos Animais é o Veganismo.
O Veganismo é o primeiro passo ético para promover o respeito pelos outros animais (individuos). Veganas e veganos evitam ao máximo produtos testados em animais e não consomem produtos de origem animal, como por exemplo, em seus vestuários, cosméticos, limpeza e alimentação.
Um Vegan (pronuncia-se “vígan”) possui uma alimentação vegetariana (100% baseada em vegetais), sem a utilização de carne, frango, peixe, insetos, ovos, mel, leite e derivados – independente do tratamento que foi dado ao animal (com muita ou pouca exploração).
Pessoas veganas também não frequentam “entretenimento” que explorem animais como: touradas, circos, rodeios, vaquejadas, zoológicos, aquários, entre outros.
A noção dos Direitos Animais vem do fato de que os animais são seres sencientes (sensíveis e conscientes).
Os animais possuem seus próprios interesses, que devem ser respeitados e levados em consideração, assim como levamos em consideração os interesses humanos, sendo assim, os animais devem ser respeitados como indivíduos, como pessoas, como Alguém e não como “algo” ou objeto.
Através da Senciência, os animais possuem a experiência de sentir conscientemente a vida e, portanto, buscam emoções boas e evitam situações ruins. No entanto, alguns seres humanos ignoram esses fatores quando usam e exploram animais ou quando pagam para que outra pessoa ou empresa faça isso.
Direitos Animais resumem-se no direito de não considerar animal como propriedade, no direito à vida, liberdade e respeito à integridade física e psicológica.
O movimento de Direitos Animais busca que todos animais sejam incluídos na comunidade moral, ou seja, que todos seres sencientes tenham seus direitos fundamentais respeitados.
Após assistir, role para cima!